Brasil

Descubra os 12 esportes mais praticados no Brasil!

O país do futebol é também o país de muitos outros esportes! Será que você conhece quais são os esportes mais praticados no Brasil?

Nós contamos para você aqueles preferidos pelos brasileiros com base no estudo Atlas do Esporte no Brasil, que leva em consideração tanto atletas profissionais quanto praticantes ocasionais. Confira!

  1. Handebol
    Praticantes de handebol no Brasil: 201 mil

O handebol era jogado desde o tempo da Grécia e Roma antiga de diferentes formas. Mas da maneira como o conhecemos hoje, o esporte começou a ser praticado no século XIX. No Brasil, especificamente, o handebol surgiu em 1931 e se espalhou rapidamente por ter sido incluído nos Jogos Estudantis Brasileiros.

Hoje, os times brasileiros de handebol tanto masculino quanto feminino têm uma excelente reputação e desempenho nas competições internacionais.

  1. Tênis
    Praticantes de tênis no Brasil: 728 mil

O Tênis foi inspirado em um outro jogo que era bastante praticado nos castelos franceses no século XIII, chamado Jeu de Paume . A partir de 1889, o esporte passou a ser praticado no Brasil, trazido por um britânico. Clubes de tênis começaram a abrir no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, se espalhando por todo o país. O nome de maior destaque no tênis brasileiro é Gustavo Kuerten (Guga), tricampeão do Roland Garros, um dos torneios mais importantes da categoria.

  1. Atletismo
    Praticantes de atletismo no Brasil: 2,1 milhões

O atletismo é um dos esportes mais antigos do mundo, com raízes na China, Egito e Grécia, onde a primeira competição oficial de atletismo aconteceu em 776 a.C.

Hoje, o esporte é dividido em seis provas diferentes: Corridas, Marcha atlética, Revezamentos, Saltos, Arremesso e Lançamentos e Combinada.

No Brasil, o atletismo teve início por volta de 1880 e um dos atletas que marcou a história do esporte foi Adhemar Ferreira da Silva que conquistou o primeiro ouro na categoria salto triplo nos Jogos Olímpicos da Finlândia, em 1952.

  1. Judô
    Praticantes de judô no Brasil: 2,2 milhões

Você sabia que a palavra judô significa “caminho leve”? Pois é, esse esporte não se trata apenas de uma luta, mas de uma filosofia com códigos morais que buscam, através da luta, fortalecer ao mesmo tempo, o corpo, a mente e o espírito.

O judô foi trazido ao Brasil pela comunidade japonesa.

  1. Surfe
    Praticantes de surfe no Brasil: 2,4 milhões

Não é de surpreender que um país com tantas praias maravilhosas como o Brasil tivesse tantos adeptos do surf, não é mesmo?

Apesar das divergências sobre o surgimento do esporte, acredita-se que ele tenha nascido no Brasil por influência dos americanos que vieram morar no país e já tinham contato com o esporte nos Estados Unidos.

A prática do surfe começou em Santos, em São Paulo, e se popularizou no Rio de Janeiro, chegando depois a outros cantos do Brasil.

Atualmente, o surfe brasileiro é bastante reconhecido internacionalmente. São quatro títulos ganhos no Circuito Mundial masculino: 2014 (Gabriel Medina), 2015 (Adriano de Souza), 2018 (Gabriel Medina) e 2019 (Ítalo Ferreira).

  1. Skate
    Praticantes de skate no Brasil: 2,7 milhões

Isso mesmo, skate! O que começou como uma atividade de lazer, se transformou em um esporte muito praticado no Brasil. O skate foi inventado por alguns surfistas americanos que, na falta de ondas, resolveram retirar as rodinhas dos patins e colocar por baixo de tábuas. A atividade ficou conhecida como “surfe do asfalto” e com o tempo se oficializou como esporte.

No Brasil, muitos atletas têm se destacado especialmente desde a década de 90. Alguns dos nomes mais relevantes desse esporte são Sérgio Negão (Sérgio Fortunato de Paula), Bob Burnquist (Robert Dean Burnquist) e Mineirinho (Sandro Dias), campeão mundial quatro vezes.

  1. Capoeira
    Praticantes de capoeira no Brasil: 6 milhões

Diferente do que possa parecer, a capoeira é um esporte muito popular no Brasil. A atividade é uma mistura de arte marcial e dança que surgiu entre os escravos como forma de defesa contra os chamados capitães do mato. A capoeira, que vem normalmente acompanhada de canto e do som do berimbau, se transformou em um esporte nacional em 1930, através da determinação do Presidente Getúlio Vargas.

Em 1914, a UNESCO declarou a capoeira patrimônio imaterial da humanidade.

  1. Futsal
    Praticantes de futsal no Brasil: 10,7 milhões

Finalmente um esporte com bola na nossa lista! 🙂 O Futsal, antes conhecido como futebol de salão, foi criado no Uruguai e logo logo ganhou o coração dos brasileiros. Antes, as partidas contavam com sete jogadores em cada time. Atualmente esse número diminuiu para cinco. A bola do futsal, antes bem mais leve, hoje é mais pesada do que a do futebol de campo.

O futsal é um esporte muito popular tanto entre os homens quanto entre as mulheres e possui até uma Copa Mundial dedicada só a ele, e que acontece desde 1989.

  1. Natação
    Praticantes de natação no Brasil: 11 milhões

Praticada desde o século XVII na Grécia, a natação chegou ao Brasil muitos anos depois, sendo a primeira competição realizada em 1898, no Rio de Janeiro. As piscinas exclusivas para a natação só começaram a surgir em 1930, e estima-se que no país existam cerca de 1,300,000 delas, número inferior apenas ao dos Estados Unidos.

A natação como esporte possui quatro estilos diferentes: livre, costas, peito e borboleta. Além disso, há o estilo medley, que une os outros quatro estilos em um só.

  1. Tênis de Mesa
    Praticantes de tênis de mesa no Brasil: 12 milhões

Mais conhecido como ping-pong, o tênis de mesa garante a medalha de bronze na nossa lista. De origem inglesa, esse esporte chegou ao Brasil em 1905, e o primeiro campeonato aconteceu em 1912. São Paulo é o estado mais representativo nesta categoria. Quase metade dos atletas que participam em competições vêm de lá.

Alguns dos nomes mais relevantes no tênis de mesa brasileiro são Hugo Hoyama e Cláudio Kano, dois grandes recordistas de medalhas em Jogos Pan-Americanos.

  1. Vôlei
    Praticantes de vôlei no Brasil: 15,3 milhões

Criado nos Estados Unidos em 1895, o vôlei se tornou conhecido no Brasil a partir de 1910. Masculino ou feminino, de quadra ou de praia, a verdade é que o vôlei é um dos esportes queridinhos dos brasileiros.

O desempenho dos atletas do Brasil também contribui para essa popularidade. O vôlei masculino de quadra acumula seis medalhas olímpicas (três de ouro e três de prata), e o feminino quatro (duas de ouro e duas de bronze). Já no vôlei de praia, são seis na categoria masculino e sete na categoria feminino.

  1. Futebol
    Praticantes de Futebol no Brasil: 30,4 milhões de praticantes

E como você provavelmente já imaginava, o esporte mais popular, mais praticado no Brasil é mesmo o futebol! São mais de 30 milhões de jogadores, sejam eles profissionais ou peladeiros.

Criado na Inglaterra em 1863, o esporte chegou ao Brasil quase trinta anos depois, trazido por Charles Miller, filho do cônsul inglês em São Paulo. O futebol foi se popularizando e o Brasil se destacando nas competições internacionais, mostrando um futebol diferente do europeu, menos rígido e mais solto, criativo, brincalhão. O Brasil, único pentacampeão em Copas do Mundo, conta hoje com 722 clubes profissionais registrados na Confederação Brasileira de Futebol – CBF.

Está mais do que provado que o futebol é mesmo a grande paixão nacional!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo