Você já imaginou ser uma pessoa tão renomada a ponto de inspirar uma das pessoas mais importantes do século XXI? Para Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, filantropos e empresários brasileiros, foi justamente isso que aconteceu com um irlandês-americano que, após incríveis atos e discursos de caridade, fez com que o famoso Bill Gates e a sua família encontrasse um modelo para contribuir com outras pessoas.
E hoje, a soma da fortuna doada é tão alta que, graças aos dois — e aos demais contribuintes — existem pessoas que hoje conseguem levar uma vida melhor. E se você quer descobrir sobre quem estamos falando, tal como descobrir que você também pode ser um benfeitor, este artigo é para você. Então, sem mais delongas, confira esse texto até o final para se aventurar no mundo da filantropia.
Conheça Chuck Feeney, a inspiração da inspiração
De antemão, queremos apresentar um pouco sobre o empresário que passou a ser totalmente reconhecido como um homem bastante generoso. Conforme explica o empresário Wemerson Paneguini, Chuck Feeney é um irlandês-americano que trabalhou desde os 10 anos para ajudar em casa, e mais tarde acabou se tornando empresário, ajudando a fundar uma das maiores redes de free shops no mundo: a Duty Free Shoppers Group.
Com o dinheiro que ele e seus contribuintes ganhavam todos os anos, a fortuna ultrapassava bilhões de dólares. Porém, o que as pessoas ainda não sabem é que Feeney tinha dois sonhos: doar toda a sua fortuna antes de morrer, e inspirar outras pessoas para que fizessem o mesmo. Hoje, o empresário, que possui 91 anos, já doou mais de 6 bilhões de dólares, e construiu uma das maiores instituições de caridade do mundo — The Atlantic Philanthropies. Parece bastante, não é mesmo?
De que maneira ele se tornou uma influência
Mas a história não para por aí. Conforme comenta a filantropa Ana Lúcia Lopes Paneguini, como se já não bastasse que Feeney fosse inspiração para muitos indivíduos, salvasse vidas, e fundasse um local enorme, ele ainda foi responsável por influenciar Bill Gates e a sua esposa Warren Buffett. Isso porque a sua filosofia de vida, como dá para notar, é algo totalmente inspirador, e por causa disso, mais de 57 bilhões de dólares foram doados através da Fundação Gates.
Ou seja, imagine ser uma pessoa que faz o bem de uma maneira tão pacífica e justa a ponto de inspirar um dos maiores doadores do mundo todo. E para a sua surpresa, você realmente pode fazer isso! Ainda que não seja com uma quantia enorme de bilhões de dólares, saiba que as pequenas contribuições são as que contam em larga escala.
Você também pode ser inspiração
Sendo assim, faça como pessoas que já foram modelo de vida para as outras, assim como Chuck Feeney inspirou Warren Buffett e Bill Gates, e os empresários e filantropos, Wemerson Paneguini e Ana Lúcia Lopes Paneguini, são modelos para muitas outras pessoas, e pratique o bem sempre que puder, pensando na alegria e gratidão de outros indivíduos.