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Tutela do Consumidor como Elemento Central do Direito Empresarial: Análise à Luz da Legislação Brasileira

Nilokole Zakharova
Nilokole Zakharova 2 anos ago 4 Min Read
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Maria Conceição da Hora Gonçalves
Maria Conceição da Hora Gonçalves

O Direito Empresarial, segundo a advogada Maria Conceição da Hora Gonçalves, é o ramo do Direito que regula as atividades empresariais, estabelecendo as normas que devem ser seguidas pelos empresários para a criação, gestão e encerramento de empresas. Uma das questões mais importantes nesse contexto é a tutela do consumidor, que garante a proteção dos direitos dos consumidores contra práticas abusivas e lesivas.

A legislação brasileira é bastante abrangente no que se refere à tutela do consumidor, contando com diversas leis que estabelecem as regras para as relações de consumo. A principal delas é o Código de Defesa do Consumidor (CDC), que foi criado em 1990 e é considerado uma das mais avançadas legislações do mundo na área de defesa do consumidor.

De acordo com a também empresária Maria Conceição da Hora Gonçalves, o CDC estabelece os direitos e deveres dos consumidores e dos fornecedores, bem como as sanções aplicáveis em caso de descumprimento dessas normas. Alguns dos principais direitos dos consumidores previstos pelo CDC são: o direito à informação clara e precisa sobre os produtos e serviços oferecidos, o direito à segurança dos produtos e serviços, o direito à privacidade e à proteção contra práticas abusivas e enganosas.

Os fornecedores, por sua vez, têm o dever de oferecer produtos e serviços de qualidade, de acordo com as normas técnicas e de segurança aplicáveis, e de respeitar os direitos dos consumidores. Caso descumpram essas normas, podem ser penalizados com multas, suspensão de atividades e outras sanções previstas na legislação.

Além do CDC, outras leis e normas complementares também garantem a proteção dos direitos dos consumidores. Maria Conceição da Hora Gonçalves comenta que é o caso, por exemplo, do Código Civil, que prevê a responsabilidade civil dos fornecedores em caso de danos causados aos consumidores, e da Lei de Propriedade Industrial, que regula as marcas e patentes, além de garantir a proteção dos direitos de propriedade intelectual dos consumidores.

A tutela do consumidor é, portanto, um elemento central do Direito Empresarial, uma vez que as empresas dependem dos consumidores para a sua sobrevivência e sucesso. Ao garantir a proteção dos direitos dos consumidores, o Direito Empresarial contribui para a criação de um ambiente de negócios saudável e sustentável, em que os consumidores possam confiar nas empresas e em seus produtos e serviços.

Além disso, Maria Conceição da Hora Gonçalves explica que a tutela do consumidor também é importante para a reputação das empresas no mercado, uma vez que as empresas que respeitam os direitos dos consumidores tendem a ter uma imagem positiva perante o público. 

Por outro lado, as empresas que adotam práticas abusivas e lesivas podem ter sua imagem prejudicada e sofrer consequências negativas em termos de vendas e lucratividade. Dessa forma, a tutela do consumidor não só contribui para a proteção dos direitos dos consumidores, mas também para a sustentabilidade e o sucesso das empresas no mercado.

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