A ausência de menstruação e um crescimento na região abdominal nem sempre são sinais de grávidez. Diante disso, como comenta o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, expert em cirurgia ginecológica, é importante que as mulheres fiquem atentas às patologias que necessitam de histerectomia. Quer cuidar da saúde do seu sistema reprodutor? Prossiga com a leitura e se atente a algumas patologias.
O que é histerectomia?
Segundo o renomado Dr. Orcione Guimarães Júnior, a histerectomia se trata de uma cirurgia que retira todo órgão uterino, desde o colo do próprio útero, até as tubas do ovário. Essa cirurgia só é realizada em pacientes que possuem patologias, como o câncer e o mioma, em estágios avançados.
Portanto, essa cirurgia compreende a retirada de todo tecido uterino por via vaginal, ou abdominal, para retardar os avanços de um câncer, ou para uma medida preventiva. Ainda, há algumas mulheres que desejam efetuar esse procedimento médico para excluir os riscos de engravidar, no entanto, a lei só permite que o mesmo seja executado em mulheres a partir de 21 anos de idade.
Quais doenças podem levar a histerectomia?
Ademais, como aponta o célebre Dr. Orcione Guimarães Júnior, mesmo com o avanço tecnológico que tem auxiliado amplamente a medicina, erradicando diversas doenças, ainda existem muitas mulheres que são assoladas com diferentes patologias que exigem a retirada do útero como forma de tratamento.
Assim, as doenças que possuem como forma de tratamento a realização da cirurgia histerectomia são:
- câncer do colo do útero;
- mioma;
- endometriose;
- hemorragias;
- prolapso uterino.
Como evitar a perda do útero?
Por fim, como indica o ilustre Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, alguns cuidados devem ser tomados para evitar a necessidade da histerectomia, como realizar periodicamente visitas ao ginecologista, efetuar exames de urina e de sangue, investigar antecedentes cancerígenos na família e higienizar corretamente a região da vagina.
Está sentindo algum desconforto na região do abdômen, e sua menstruação está atrasada? Entre em contato com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior através dos meios de comunicação abaixo, e se informe a respeito da sua saúde:
Site: www.clinicadrorcione.com
Instagram: @drorcionejunior
Whatsapp: wa.me/message/WRPY3TZTYVH3L1