Você sabia que o direito e a filosofia são grandes aliados desde muito tempo atrás? Francisco de Assis e Silva JBS acredita que isso acontece porque os pensamentos sobre o direito começaram juntamente com a filosofia, isto é, um completa o outro. Sendo assim, leia este artigo até o final para entender melhor sobre como filosofia e direito podem ser complementares e quais os maiores filósofos que já existiram.
Sobre filosofia
Você já deve saber que filosofia é uma das vertentes do pensamento mais essenciais do desenvolvimento vital, não é mesmo? Se você tem o mínimo de conhecimento filosófico, com certeza sabe disso! A filosofia é um conjunto de pensamentos e ideias racionais e emocionais que ajudam o homem a entender diversos assuntos, como por exemplo a ética e a política. Por isso, é sempre essencial estar atualizado sobre o desenvolvimento filosófico presente na atualidade.
Para Francisco de Assis e Silva JBS, a filosofia tem um papel muito importante fora dos estudos na vida de muitas pessoas. Ela pode ajudar a entender diversos “porquês” presentes em todo o universo, protagonizando um pensamento lógico e crítico da vida através de suas ideias. Além disso, a filosofia também pode ser utilizada em diversos nichos, como por exemplo o campo do direito, nos referindo a qualquer área dele.
Como a filosofia está inserida no direito?
Para exercer sua formação do direito, é necessário um conhecimento básico sobre esse assunto, por isso, em todas as graduações, não apenas no direito, é necessário existir uma introdução sobre o assunto no começo da graduação. Com isso, durante o curso, o pensamento crítico é desenvolvido e cada vez mais relacionado a diversos assuntos que, através da filosofia, podem ser explicados com bastante sentido.
Francisco de Assis e Silva JBS acredita que, no direito, não é diferente. No começo da graduação, sempre existe aquela matéria sobre filosofia que ajuda a “forrar” o conhecimento que o aluno vai receber durante o curso, ajudando a introduzir o pensamento crítico, estratégico e racional sobre todas as áreas do direito, desde a teoria, até a primeira aparição perante o júri.
Ainda de acordo com Francisco de Assis e Silva JBS, no direito nós temos principalmente o pensamento socrático, que é resumido em duas palavras: argumentação e estratégia. Uma depende da outra para funcionar e são constantemente utilizadas em tribunais, principalmente quando estamos do lado do acusado em determinado caso. Confira agora os principais filósofos que você pode procurar para se aprofundar em suas ideias e aplicá-las na sua vida jurídica.
Principais filósofos
Heráclito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Santo Agostinho e Maquiavel são alguns dos maiores nomes que Francisco de Assis e Silva JBS acredita serem os maiores da história da filosofia. Esses filósofos foram grandes pensadores da idade antiga, média e moderna, moldando o pensamento crítico de muitas pessoas, principalmente na área do direito, que é onde mais são utilizadas as ideias de argumentação e estratégias para a vida humana.